Por que as drogas fazem mal a tantas pessoas? E mais ainda, por que mesmo sabendo dos riscos muitas pessoas consomem drogas? Bom, responder a segunda pergunta é um pouco mais difícil por que as drogas possuem um significado, um sentido diferente na vida de cada ser humano.
Seria preciso olhar para a história individual, entender suas razões, motivações e desejos. Mas, a primeira pergunta pode ser respondida observando alguns aspectos no usuário de drogas.
As drogas são substâncias tóxicas e letais. Daí, já dá para ter uma noção do mal que elas causam ao sujeito. As drogas afetam a saúde física e mental do indivíduo, mas também todas suas relações sociais.
É uma substância que vai destruindo a vida da pessoa sob a ilusão de prazer e bem-estar. Conheça a seguir alguns pontos principais que são atingidos por essa substância tão nefasta, mas infelizmente, tão comum na sociedade.
Afetam os processos cognitivos
Olhar para os processos cognitivos responde a pergunta por que as drogas fazem mal. As drogas, tais como cocaína, maconha, ecstasy, LCD, álcool e outras afetam os processos cognitivos do ser humano. No momento da drogadição as drogas podem gerar confusão mental e alucinações por exemplo, levando o indivíduo a sentir muito prazer ou até mesmo um medo extremo. O que prejudica o seu comportamento em sociedade.
As drogas também afetam a atenção do ser humano. O prejuízo é sentido tanto no momento da drogadição quanto no pós uso. As substâncias atingem várias áreas do cérebro humano, incluindo a área responsável pela atenção, memória, concentração entre outras áreas. É por isso que, após consumir drogas o indivíduo fica sonolento, não consegue se concentrar e prestar atenção em nada. Isso pode trazer sérios prejuízos a sua vida acadêmica e profissional.
Afetam as relações sociais
Os danos nas relações sociais também respondem a pergunta por que as drogas fazem mal. As drogas são substâncias que, aos poucos, vão minando todas as áreas do indivíduo. Alguns usuários sentem vergonha de estar consumindo drogas e por isso, acabam rejeitando convites para sair e estar junto de familiares e amigos para consumir drogas. Aos poucos, o usuário de drogas vai se afastando de pessoas especiais da sua vida.
Mesmo os usuários que fazem uso de drogas de forma explícita, tendem a afastar seus amigos e familiares. No momento da drogadição o indivíduo muda completamente o seu comportamento. No início ele fica numa grande euforia podendo até se tornar agressivo. Depois de um tempo, ele fica mais depressivo podendo ter a necessidade de alguém para ajudá-lo em necessidades básicas. A grande maioria das pessoas se incomodam e se constrangem com esse comportamento.
Afetam o desempenho no trabalho
Por que as drogas fazem mal? Porque elas podem deixar o sujeito sem dinheiro nenhum. As drogas afetam os parâmetros cognitivos. Diante disso, o desempenho no trabalho cai drasticamente. O usuário de drogas começa a apresentar mau comportamento no trabalho, como atrasos sem justificativa, tarefas atrasadas, maus relacionamentos com os colegas de trabalho, entre outras muitas situações.
Com prejuízos no ambiente de trabalho, a empresa se vê obrigada a demitir o funcionário que faz uso de drogas. Sem trabalho e, consequentemente sem dinheiro, como o indivíduo vai comprar as drogas? Alguns são levados até cometer crimes para alimentar o vício. Assim que o usuário está percebendo danos em seu desempenho profissional, é importante ele chamar o seu patrão e esclarecer a situação.
Geram outras doenças
Por que as drogas fazem mal à saúde do indivíduo? Porque as drogas abrem quadro para outras doenças. A droga é uma substância letal que afeta o sistema imunológico do ser humano deixando-o mais vulnerável a outras doenças. Ela atinge as células de defesa do corpo impedindo que o corpo se proteja de ataques de outras enfermidades. É comum o usuário de drogas adquirir outras doenças.
Além disso, transtornos mentais, como depressão e ansiedade, podem surgir também em decorrência do uso de drogas. Transtornos alimentares podem surgir devido ao consumo de drogas. As substâncias alteram o metabolismo do organismo fazendo com que haja alterações no padrão de alimentação do ser humano. Por isso, a droga precisa ser tratada primeiramente, pois ela pode ser causa de outros transtornos.
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui