JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
ENDEREÇO:
Núcleo Rural Alexandre Gusmão - Gleba 03 Lote 369 Chácara 03 e 04
Ceilandia - Brasília/DF
INFORMAÇÕES DE CONTATO:
atendimento@renovandoavida.com.br
Tel: (61) 3375-5578 / 3375-6381
Cel: (61) 98442-3416

Comunidade Terapêutica: O que é abstinência alcoólica?

Um dos sinais mais claros da dependência de álcool é entender o que é abstinência alcoólica. A abstinência é a mudança que o corpo passa depois de que a pessoa, de repente, para de beber depois de um uso abusivo e prolongado de álcool.

Com o tempo, o cérebro e o corpo se tornam dependentes dos padrões de consumo e frequência. Quando a pessoa para de beber abruptamente, o corpo se sente privado dos efeitos do álcool, demandando um tempo para se adaptar e funcionar novamente sem ele.

Dessa forma, esse período de ajuste causa efeitos colaterais que são bem dolorosos, causados pelo o que é abstinência alcoólica. A pessoa pode sentir ansiedade, insônia, náusea, entre outros.

Além dos efeitos colaterais desconfortáveis, a síndrome de abstinência alcoólica pode desencadear complicações de saúde bem graves. Caso a pessoa beba há semanas, meses ou anos, vai poder experimentar esses sintomas.

O atendimento profissional de uma clínica de recuperação especializada na reabilitação em álcool é altamente recomendado para quem quer parar de beber, pois parar de beber por conta própria pode ser perigoso.

As causas da abstinência de álcool

O álcool causa alterações nas funções corporais e quando há a retirada do álcool ao tentar parar também apresentam sinais de o que é abstinência alcoólica.

Primeiramente, o excesso de bebida excita e irrita o sistema nervoso central. O álcool tem um efeito sedativo no cérebro, suprimindo neurotransmissores que fazem com que a pessoa se sinta mais à vontade depois de beber.

Por conta disso, que ao consumir álcool, as pessoas passam por um momento de muita felicidade, tem maior facilidade em socializar e se sentem relaxadas.

Quem bebe a mais longo e de forma abusiva, o cérebro está continuamente exposto aos efeitos depressivos do álcool. Isso faz com que a pessoa desenvolva uma dependência da substância.

Depois que o corpo se torna dependente do álcool, vai precisar de cada vez mais substância para obter os mesmos efeitos. Quando a pessoa para de beber, de repente, os neurotransmissores não serão mais inibidos pelo álcool e o cérebro se esforça para se ajustar.

Efeitos da abstinência alcoólica

Com a retirada do álcool, os efeitos colaterais são debilitantes, se separando dos efeitos positivos do consumo de álcool.

Os efeitos colaterais de o que é abstinência alcoólica variam de pessoa para pessoa. Muitas pessoas têm medo de parar de beber por pensarem em passar pelos sintomas desconfortáveis da abstinência.

No entanto, é importante procurar o atendimento profissional para o tratamento da dependência de álcool para receber medicamentos prescritos que ajudam a aliviar a dor.

Ao reduzir os sintomas da abstinência, é possível se concentrar na recuperação e conseguir melhorar. O paciente não pode deixar que o medo dos possíveis sintomas de abstinência o impeça de receber a ajuda que merece.

Dessa forma, é fundamental que o alcoólatra consiga lidar com o que é abstinência alcoólica em um local adequado, passando pela desintoxicação com a assistência médica para fazer esse momento ser menos desconfortável.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.-