Um dos sinais mais claros da dependência de álcool é entender o que é abstinência alcoólica. A abstinência é a mudança que o corpo passa depois de que a pessoa, de repente, para de beber depois de um uso abusivo e prolongado de álcool.
Com o tempo, o cérebro e o corpo se tornam dependentes dos padrões de consumo e frequência. Quando a pessoa para de beber abruptamente, o corpo se sente privado dos efeitos do álcool, demandando um tempo para se adaptar e funcionar novamente sem ele.
Dessa forma, esse período de ajuste causa efeitos colaterais que são bem dolorosos, causados pelo o que é abstinência alcoólica. A pessoa pode sentir ansiedade, insônia, náusea, entre outros.
Além dos efeitos colaterais desconfortáveis, a síndrome de abstinência alcoólica pode desencadear complicações de saúde bem graves. Caso a pessoa beba há semanas, meses ou anos, vai poder experimentar esses sintomas.
O atendimento profissional de uma clínica de recuperação especializada na reabilitação em álcool é altamente recomendado para quem quer parar de beber, pois parar de beber por conta própria pode ser perigoso.
As causas da abstinência de álcool
O álcool causa alterações nas funções corporais e quando há a retirada do álcool ao tentar parar também apresentam sinais de o que é abstinência alcoólica.
Primeiramente, o excesso de bebida excita e irrita o sistema nervoso central. O álcool tem um efeito sedativo no cérebro, suprimindo neurotransmissores que fazem com que a pessoa se sinta mais à vontade depois de beber.
Por conta disso, que ao consumir álcool, as pessoas passam por um momento de muita felicidade, tem maior facilidade em socializar e se sentem relaxadas.
Quem bebe a mais longo e de forma abusiva, o cérebro está continuamente exposto aos efeitos depressivos do álcool. Isso faz com que a pessoa desenvolva uma dependência da substância.
Depois que o corpo se torna dependente do álcool, vai precisar de cada vez mais substância para obter os mesmos efeitos. Quando a pessoa para de beber, de repente, os neurotransmissores não serão mais inibidos pelo álcool e o cérebro se esforça para se ajustar.
Efeitos da abstinência alcoólica
Com a retirada do álcool, os efeitos colaterais são debilitantes, se separando dos efeitos positivos do consumo de álcool.
Os efeitos colaterais de o que é abstinência alcoólica variam de pessoa para pessoa. Muitas pessoas têm medo de parar de beber por pensarem em passar pelos sintomas desconfortáveis da abstinência.
No entanto, é importante procurar o atendimento profissional para o tratamento da dependência de álcool para receber medicamentos prescritos que ajudam a aliviar a dor.
Ao reduzir os sintomas da abstinência, é possível se concentrar na recuperação e conseguir melhorar. O paciente não pode deixar que o medo dos possíveis sintomas de abstinência o impeça de receber a ajuda que merece.
Dessa forma, é fundamental que o alcoólatra consiga lidar com o que é abstinência alcoólica em um local adequado, passando pela desintoxicação com a assistência médica para fazer esse momento ser menos desconfortável.
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui