Uma nova emenda para dependentes químicos traz um investimento de 200 milhões de reais que vão ser aplicados para a ressocialização dos mesmos.
A princípio, a maior dificuldade dos dependentes químicos é socializar na sociedade devido ao preconceito. Além disso, parte dessa verba também será destinada a outras necessidades para o tratamento dos dependentes químicos.
Em nosso artigo completo você irá entender mais sobre a emenda para dependentes químicos, o que ela pode proporcionar aos indivíduos que atualmente se encontrem nessa situação tão complicada.
A emenda para dependentes químicos
Embora a quantia possua um valor alto, nem todo o Brasil receberá esse montante.
Inicialmente, somente o estado de Roraima receberá esse valor do governo, mas estima-se que oito municípios recebam o montante.
Porém, municípios vizinhos aos contemplados também poderá se beneficiar devido as doações feitas entre as intuições.
No entanto, cada instituição decidirá o que vai fazer com o valor recebido, boa parte usará para programas de reabilitação dos dependentes.
Também existem os programas voltados para a educação e saúde dos dependentes que receberam alta recentemente e precisam de uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
Sendo assim, essa emenda para dependentes químicos vem em ótima hora para essas pessoas que estão iniciando suas vidas.
As emendas e o crescente número de drogados
Uma pesquisa feita pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) afirma que o Brasil só perde para os EUA quando o assunto é drogas.
A princípio, o nosso país apresenta um aumento de quase 5% ao ano no número de dependentes químicos. Segundo a pesquisa, os dependentes químicos iniciam seus vícios com bebidas alcoólicas, posteriormente o uso da maconha e também a cocaína.
Esses números são os responsáveis pelas crescentes emendas para dependentes químicos desenvolvidos pelo Governo.
Até porque, é um assunto grave, e que precisa de ser tratado com muita serenidade, na busca de evitar o desenvolvimento e aumento no número de casos.
Porque tantas pessoas viciam em drogas?
Infelizmente, os motivos são muitos, porém, o mais comum é o tráfico. Basicamente, em um país pobre como o nosso, toda proposta de dinheiro acaba se tornando algo irresistível.
Desse modo, muitos entram no mundo das drogas como traficantes e posteriormente passam a consumir a mesma excessivamente, resultando muitas vezes em um grave vício, onde a pessoa começa a simplesmente viver da droga e para ela.
Contudo, também existem os que aderem às drogas por “modinha”, onde o principal foco é estabelecer uma socialização entre determinados grupos.
Assim, seja em relacionamentos, amizades e dentre outros, algumas pessoas são influenciadas a conhecer algumas substâncias químicas, e no decorrer do tempo, acabam se tornando dependentes dela.
Número de mortes por drogas
Embora as emendas para dependentes químicos possam oferecer soluções temporárias, elas não são o suficiente para reverter o óbito.
Assim como o número de dependentes químicos aumenta cada vez mais, o mesmo ocorre com o de óbitos.
De acordo a UnB (Universidade de Brasília) a cada 10 dependentes químicos, 4 morrem, principalmente vítimas de suicídio.
Sendo assim, as emendas do governo para dependentes químicos apenas reduzem a gravidade de um problema que assola o nosso país.
Como ajudar um dependente químico?
A princípio, poderíamos dizer um monte de coisas românticas, mas honestamente isso não funcionaria. O correto a se fazer quando conhecemos um dependente químico é buscar a internação como tratamento.
Atualmente, a internação é a única e mais indicada solução para quem sofre com o vício em drogas. Independente da droga consumida, o dependente deve buscar a internação antes que o cérebro dele entre no modo “hipervicio”.
Quando um dependente químico entra no modo hiper vício ele perde toda a consciência necessária, neste caso a situação piora e muito.
Portanto, se você conhece alguém que sofre com vícios, busque uma internação imediatamente.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substancias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui
Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.