JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
ENDEREÇO:
Núcleo Rural Alexandre Gusmão - Gleba 03 Lote 369 Chácara 03 e 04
Ceilandia - Brasília/DF
INFORMAÇÕES DE CONTATO:
atendimento@renovandoavida.com.br
Tel: (61) 3375-5578 / 3375-6381
Cel: (61) 98442-3416

Comunidade Terapêutica: Por que escolher pelas terapias em grupo

Os tratamentos para dependentes químicos vêm passando por várias mudanças ao longo dos anos. A cada dia é observado um olhar mais humanizado sobre o dependente, principalmente por meio das terapias.

Ao compartilhar suas inseguranças e suas vivências com terceiros, o dependente químico tem a oportunidade de se conhecer melhor e perceber que não está sozinho por meio das terapias em grupo, as quais têm oferecido um importantíssimo papel na recuperação dos dependentes químicos.

Por que as terapias em grupo são tão importantes na recuperação do dependente químico?

É certo que a recuperação de um dependente requer diversas etapas a ser trabalhadas por ele e por seus familiares. Uma delas, sem dúvida, são as terapias em grupo, oferecendo um momento de compartilhamento, integração, realização de atividades dinâmicas e esclarecimentos de sentimentos diversos.

Como toda terapia o indivíduo aprenderá sobre si mesmo ao relatar suas vivências, mas também ao escutar o outro. Sua percepção sobre o que o outro diz também é determinante para o indivíduo se perceber e se conhecer como alguém que possui dificuldades, medos e inseguranças.

Ao ouvir o outro, ele visualiza as situações que também tem enfrentado e, assim, reconhece o quanto elas podem ser destrutivas a si mesmo e para seus familiares e amigos. Já que os dependentes químicos são pouco compreendidos por essas pessoas, é na terapia em grupo que ele encontrará aqueles que o entendem, por estarem vivenciando sentimentos muito semelhantes.

Outro ponto que demonstra o importante papel das terapias em grupo é o desenvolvimento de novos relacionamentos interpessoais. O dependente químico se afasta de outros dependentes e começa a se envolver com novas personas, as quais passam por adversidades como as suas.

Ao compartilhar seus medos e suas inseguranças, os dependentes químicos conseguem refletir sobre todas essas questões se percebendo melhor, reconhecendo seus pontos fortes e suas fraquezas. Ainda, ao trazer para o grupo as dificuldades que tem vivido, ele reconhece que não é o único que tem passado por esses problemas. Essa reflexão auxilia o indivíduo a superar os obstáculos no percurso do tratamento e desenvolvê-lo ainda melhor e com mais segurança.

Além disso, o mais interessante nas terapias em grupo é justamente o fato de poder dividir os problemas que vem enfrentando com outras pessoas que também enfrentam tais situações. Dessa forma, o dependente químico se permite estar em um ambiente de mais acolhimento, trocando vivências com pessoas que se identificam com ele e sem o medo de ser julgado.

Por se tratar de uma verbalização sem preconceitos, o indivíduo se permite ser mais sincero, mais detalhista. Essa franqueza é importantíssima para que ele siga com sua recuperação.

Ainda, o grupo pode trabalhar junto na sua recuperação. É como se todos estivessem, a grosso modo, no mesmo barco, enfrentando as mesmas tentações e, juntos, expondo essas angústias, concluem como podem ultrapassar tais dificuldades e focar nas atividades que lhes dão prazer, sem precisar recorrer às drogas.

Assim, ele vê que não está sozinho nesse momento difícil, por, também, construir em conjunto soluções para as adversidades encontradas no caminho de seu tratamento.

As terapias em grupo, portanto, têm cada vez mais se mostrado como excelente recurso no tratamento da dependência química.

Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida

o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substancias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.

Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui

Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.-