JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
ENDEREÇO:
Núcleo Rural Alexandre Gusmão - Gleba 03 Lote 369 Chácara 03 e 04
Ceilandia - Brasília/DF
INFORMAÇÕES DE CONTATO:
atendimento@renovandoavida.com.br
Tel: (61) 3375-5578 / 3375-6381
Cel: (61) 98442-3416

Comunidade Terapêutica: O que fazer quando o dependente químico tem uma recaída?

A recaída de um dependente químico é uma condição que preocupa não só os familiares e amigos, como o próprio usuário. Diante desta situação, é fundamental que todos os envolvidos mantenham-se pacientes e dedicados, para auxiliar o usuário a superar esta fase.

Temida por todos, muita gente não sabe como proceder diante da recaída, tampouco a quem recorrer quando ela acontece. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações a respeito que ajudarão neste momento. Acompanhe.

A recaída faz parte do processo de recuperação

É isso mesmo. Quando o uso de drogas ou álcool é removido de forma abrupta da vida do dependente químico, seu organismo naturalmente responde a esta abstinência. É por esta razão que quando um paciente sofre uma recaída os profissionais das clínicas de tratamento já estão preparados para isso.

Apesar de não ser tão fácil para os familiares deste dependente como é para os profissionais, é importante que jamais seja demonstrado o abalo. Quando um parente demonstra ao paciente a sua preocupação e chateação, o dependente irá imediatamente sentir-se incapaz de superar o vício.

O grande segredo para enfrentar a recaída é mostrar ao dependente químico que todos os seus familiares e amigos estão do seu lado dando apoio e amor. A dedicação e paciência são primordiais, e em hipótese alguma deve-se culpar o paciente.

Vale pontuar que, por mais compaixão e carinho as pessoas demonstrem ao indivíduo, é preciso manter o tratamento profissional. Somente a equipe de profissionais da clínica saberá como proceder diante da recaída.

Outro ponto importante que ajuda no processo de recuperação da dependência química é a mudança de hábitos. Quando se dá início ao tratamento contra o vício, são feitas alterações na rotina do paciente, que implicam nos hábitos que ele tinha durante o período em que consumia álcool ou drogas.

Além de ser uma resposta do organismo, a recaída também implica que as mudanças feitas anteriormente não foram eficazes o bastante para levar fim à dependência. Isso significa que os novos hábitos devem combater ou diminuir de forma significativa o desejo de consumir a bebida/droga.

Uma boa forma de evitar que hajam novas recaídas é estimular o paciente a praticar esportes, por exemplo. O esporte é um grande aliado no processo de recuperação da dependência química.

O motivo está no fato de enquanto o paciente vive o auge de sua abstinência ele irá buscar por novos meios de atingir a sensação de prazer que as drogas e o álcool causavam. Como ele não terá acesso às substâncias químicas, pode tentar compensar no esporte.

Vale ressaltar que os esportes também encorajam o usuário, que passa a se sentir mais útil e instigado a superar seus próprios limites. Tenha em mente que tanto durante quanto após o tratamento, o ex-dependente químico sofrerá para retomar sua vida normal por uma série de razões que envolvem, principalmente, a vergonha.

Por isso, é imprescindível que tanto a família quanto os amigos não o abandonem neste momento e permaneçam consigo. O indivíduo precisa se sentir acolhido e amado. Só assim conseguirá seguir em frente. Na maioria dos casos, a luta contra a dependência química é constante e para toda a vida.

Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida

o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substancias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.

Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui

Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.-