O vício em álcool é uma das doenças que mais atinge pessoas hoje em dia, independente de classe social, idade e sexo. O alcoolismo é o responsável desestruturar muitas famílias, uma vez que ele afeta vários níveis da vida cotidiana de um indivíduo, seja tanto a sua vida pessoal quanto a profissional.
Quando alguém da família apresenta os indícios do vício em álcool, o tratamento para sanar esse transtorno deve ser procurado o quanto antes.
O alcoolismo pode atingir homens e mulheres. É comum, por vários motivos, homens acima dos trinta ou quarenta anos apresentarem o vício. Os motivos podem ser variados, podendo ser desde uma fuga dos problemas do cotidiano, falta de controle diante da bebida, entre outros. O fato é que a família, inclusive os filhos, também acaba sofrendo as agruras provocadas pelo alcoolismo.
A atitude dos filhos
Quando um pai de família apresentar os sintomas básicos do alcoolismo, é importante que os filhos já estejam atentos para isso, pois quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor será para o tratamento ser encaminhado.
É importante que os filhos notem qualquer desvio de comportamento do pai diante da bebida. A partir do momento que o ato de beber socialmente passa a ser frequentemente, é necessário adotar as devidas providências para que o problema não se agrave.
Além disso, é importante também que os filhos consigam total apoio nesse período, apontando que o problema, com a ajuda de todos, poderá ser superado. O alcoolismo é uma doença, mas ainda assim, os seus riscos, graças a um tratamento adequado e ao carinho e atenção de todos, podem ser amenizados.
O melhor tratamento para o alcoolismo ainda é a internação em uma comunidade terapêutica, pois é exatamente em uma comunidade terapêutica que o acolhido terá ao seu dispor todos os profissionais e equipamentos necessários para superar todos esses transtornos, recuperando a sua autoestima e a sua vida.
Ainda que muitas vezes o paciente rejeite a possibilidade de internação, é necessário que os filhos compreendam que esse é o melhor procedimento para a saúde do pai, pois em uma comunidade terapêutica ele estará amparado por profissionais treinados.
Nossa comunidade terapêutica, nesse aspecto, conta com todos os aparatos necessários para efetuar um eficiente tratamento. Portanto, é importante que os filhos estejam atentos para tais problemas e sempre procurem ajuda especializada.
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui