Antes de mais nada, o crack é a droga que mais gera dependência em comparação com as demais. Os efeitos do crack são de 5 a 7 vezes mais fortes que os da cocaína. O crack é feito com a pasta base de cocaína com éter, bicarbonato de sódio e água quente, formando pedras ou cristais.
Neste artigo vamos ver o que o crack faz com o corpo do dependente químico que sofre desta doença.
Quanto tempo vive um dependente do crack?
Segundo o pesquisador Marcelo Ribeiro de Araújo, os dependentes químicos que fazem uso de crack têm uma chance 8x maior de morte que a população não dependente.
Além disso, Ribeiro concluiu que cerca de 20% dos 131 dependentes do crack pesquisados morreram em até 5 anos depois de começar o uso da droga. A maior parte (60%) foi assassinada. 30% morreu de overdose (uso pontual de doses excessivas da droga) e 10% de AIDS.
O que leva as pessoas a usar crack e ter os seus efeitos?
De acordo com a pesquisa de Moreira e seus colaboradores, o uso de crack começa pela busca dos efeitos estimulantes da substância. Além disso, por ser uma droga barata, o crack também atrai os indivíduos menos favorecidos financeiramente.
Assim, o uso inicia-se com o intuito recreativo, mas em pouco tempo se torna compulsivo, ou seja, as pessoas procuram na droga uma fuga do real e se tornam escravas do prazer que a substância oferece.
Como é feito o uso do crack?
O crack é fumado. Muitas vezes, são usadas latas de alumínio ou outros recipientes como cachimbos improvisados.
Dessa forma, coloca-se as pedras de crack na lata, acende-se um isqueiro próximo às pedras e, por fim, inala-se a fumaça gerada.
Qual a reação (efeitos) do crack?
Os efeitos do crack surgem em menos de 15 segundos após o fumo e perduram por cerca de 15 minutos. Tais efeitos podem ser divididos em 3 momentos:
Sob o uso (euforia, sensação de poder e prazer)
Durante esse momento a pessoa sente-se autoconfiante, tem a energia alta. Em contrapartida, pode-se ter delírios persecutórios (crer que há alguém te perseguindo), tremores, perda do apetite, movimentos involuntários, aceleração do coração e da frequência respiratória,
Após o efeito (sintomas de abstinência)
O crack é uma droga que gera dependência e tolerância, ou seja, faz com que após o uso surjam sintomas de abstinência (dependência) e que cada vez mais seja necessário fumar uma quantia maior para ter o mesmo efeito (tolerância).
Assim, os sintomas de abstinência são, via de regra, opostos aos sentidos sob o uso da droga. Então, após o efeito do crack o dependente pode sentir tristeza, irritabilidade, fome excessiva, sonolência e fissura intensa (impulso por consumir mais droga).
Longo prazo (problemas graves de saúde)
Apesar da dependência química ser uma doença, o uso de crack pode causar muitas outras doenças no longo prazo, inclusive transtornos mentais. Por exemplo, doenças pulmonares, cardíacas, transtornos de ansiedade e depressão.
Como identificar dependente químico de crack?
Para identificar algum dependente químico de crack é preciso estar atento aos efeitos da droga. Se você conhece alguém que passa por essa dependência, nós podemos ajudar.
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui
Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.