Apesar do ato de usar maconha ser banal e até mesmo social hoje em dia, é preciso lembrar que a dependência de maconha é muito séria. Afinal, os efeitos colaterais são diversos e muitas vezes a maconha é o primeiro contato que as pessoas têm com drogas ilícitas.
Assim, é comum que a maconha seja só a porta de entrada para outras drogas com maior risco de causar a morte como, por exemplo, a cocaína. Por isso, é necessário buscar ajuda para controlar a dependência de maconha o quanto antes a fim de que não cause danos irreversíveis.
Pronto para voltar ao caminho certo para uma pessoa feliz e saudável? Ligue para nós hoje mesmo.
O que eu faço para não usar maconha?
Antes de mais nada é preciso dizer que o uso de maconha causa dependência e é um caminho desafiador controlar o impulso de reincidir no uso da droga. Por isso, é necessário usar certas ferramentas para não fazer o uso da maconha.
Mas como assim? Bem, é preciso encontrar aquilo que te traz benefícios não só para sua saúde física, mas também para a saúde mental. Por exemplo, atividades como ouvir música, praticar exercícios físicos, conversar com alguém que você gosta, sair para dar uma volta, tudo isso são hábitos que podem ajudar a não usar maconha.
Afinal, ao fazer uma atividade prazerosa seu cérebro libera dopamina, um neurotransmissor responsável por gerar a sensação de prazer, ou seja, ao invés de usar a maconha, que contém inúmeros malefícios para sua saúde física e mental, você pode cultivar hábitos saudáveis e também prazerosos.
Assim, independente de qual seja sua circunstância, é vital encontrar um ponto de motivação: seja família ou até mesmo um amigo. Quanto mais motivos você achar, mais persistência você terá para não usar maconha.
Portanto, lembre-se que os efeitos do prazer da maconha são momentâneos e a longo prazo são causados danos não só ao seu físico, mas também a sua mente.
Se você precisa de ajuda para essa dependência, nós estamos aqui para te ajudar
Qual remédio para a dependência de maconha?
Apesar da maconha ser a droga ilegal mais usada no mundo, muitas pessoas veem os males que tal substância faz a saúde e decidem parar.
Mas, será que há um remédio para controlar a dependência? Pois bem, na verdade essa não é a melhor forma de controlar a dependência. Afinal, não faz sentido algum substituir uma droga por outra, não é? Por outro lado, é possível que, durante a fase da abstinência, o médico psiquiatra pode prescrever alguns medicamentos para controlar os sintomas.
Nesse contexto, o uso de medicações é muito positivo, uma vez que evita as recidivas e permite melhor controle da angústia da pessoa que passa por essa fase. Contudo, não há nenhum remédio disponível no Brasil para controlar a dependência em si. Há pesquisas sendo feitas para identificar remédios mais eficazes para conter os sintomas da abstinência.
Em suma, nunca tome nenhum remédio por conta própria, pois todos eles podem causar danos graves se usados de forma errada. Então, se você precisa tratar sua dependência química de maconha é preciso recorrer a uma série de profissionais. Um dos principais é o médico psiquiatra que é habilitado para prescrever medicações psicotrópicas. Saiba mais sobre essa especialidade aqui.
Como é a dependência de maconha?
Uma das razões pelas quais a maconha tem um efeito tão significativo sobre as pessoas é porque há mais de 400 produtos químicos presentes na droga. Um desses compostos químicos é o delta-9-tetrahidrocanabinol, ou, para abreviar, THC.
Assim, o THC é o que afeta o estado mental de uma pessoa que fuma maconha e faz com que essa droga cause dependência. Então o THC ,o composto químico ativo da maconha, quando entra na corrente sanguínea, liga-se e ativa os receptores canabinóides no cérebro.
Dessa forma, o cérebro libera dopamina, um mensageiro químico que é responsável por induzir sentimentos de prazer e recompensa. Além disso, a dopamina dá uma sensação de antecipação para mais prazer e recompensa quando a ação estimulante é realizada novamente.
Este mecanismo se aplica a muitos comportamentos normais; tudo desde fazer sexo até ser criativo, desde atingir um objetivo profissional até simplesmente ouvir música libera dopamina e incita as pessoas a realizarem esse comportamento novamente.
Entretanto, isto também se aplica à ingestão de drogas, quer a droga seja legal ou ilegal. Quando o THC ativa os receptores canabinóides no cérebro, a dopamina resultante cria uma ligação entre sentimentos de recompensa prazerosa e o ato de usar maconha.
Enquanto a dopamina produzida como resultado de comportamentos normais é reabsorvida pelo cérebro, o THC estimula o cérebro a liberar mais dopamina. Portanto, cria-se uma associação forte entre maconha e prazer. Daí surge a dependência.
Qual é o tratamento para deixar de fumar maconha?
O tratamento para controlar a dependência de maconha envolve não só parar de usar a substância, mas também é preciso, dia após dia, trabalhar sua mente. Por isso, o primeiro passo para deixar a maconha é analisar como a droga interfere negativamente em sua vida. Pense de forma franca como a dependência afeta suas relações sociais, seu trabalho e também a sua saúde.
De fato, é preciso buscar motivações todos os dias a fim de controlar o impulso de usar a droga. Mas, ao perceber que a droga é algo ruim para sua vida, você deve tomar a decisão de nunca mais usá-la e reconhecer que seus atos estão sob sua responsabilidade.
Ao atingir tal estado mental, é possível você controlar a dependência e nunca mais usar maconha na vida. Por fim, deixo para vocês uma recomendação de um livro sobre o tema.
Essa obra que escreve não elucida questões sobre o tratamento, mas também acerca de outros aspectos ligados ao uso de maconha. Matéria UNIAD.
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui
Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.