JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Comunidade Terapêutica: Como saber se seu filho usa drogas

Como saber se seu filho usa drogas é o dilema de muitos pais, pois, devido a vários fatores, como companhias erradas, facilidade de encontrar drogas e conflitos familiares, muitos jovens acabam por adentrar nesse mundo tão perverso.

Dessa forma, para qualquer pai ou mãe é sempre difícil aceitar que seu filho esteja fazendo uso de drogas, sejam essas lícitas ou não.

O objetivo deste artigo é passar informações úteis para que você possa entender identificar se seu filho faz ou não o uso de drogas e caso a resposta seja positiva, você vai saber como ajudá-lo a vencer o vício.

Pois, quando estes se tornam dependentes e como funciona a mente de um dependente químico, pois, estes apresentam diferentes comportamentos incomuns a sua personalidade.

Apresentando comportamentos como manipular, mentir, se isolar, embora seja fácil perceber esses sinais por conta do convívio familiar, mesmo assim é sempre um momento difícil.

Lembre-se de que seus medos podem ser confirmados e você precisa está preparado para enfrentar o dilema das drogas, afinal, o uso de drogas pode ser árduo e perigoso não apenas para os indivíduos, mas também para as famílias.

Contudo, jamais perca a esperança, pois, existe solução para esse problema.

Com o tratamento certo, a dependência química pode ser resolvida e seu filho pode ter uma nova vida. Acompanhe o artigo abaixo e saiba todos os detalhes sobre este assunto tão delicado, porém, importante!

Sinais que evidenciam o uso de drogas

Existem alguns indícios comportamentais de que seu filho pode estar usando drogas, mas esses sinais podem ser difíceis de detectar ou entender no início.

A mudança é pequena no início, porém, aumenta com o tempo e, para escondê-la dos pais, muitos tentam não deixar nenhuma evidência que possa indicar o uso de drogas.

Primeiro, tente conversar com seu filho, não fale sobre drogas, apenas queira saber o que ele está fazendo e sentindo, sem tentar julgá-lo.

Durante essas conversas, você precisa praticar a empatia e ouvir atentamente o que ele tem a dizer, e uma boa dica é conversar com ele sobre coisas que ele gosta.

Observe se ocorrem mudanças repentinas de humor, pois, para o jovem pode ser interessante ter uma vida dupla, contudo, ele não vai conseguir dissimular a todo mundo.

Mudanças de amigos também podem ser um indicativo do uso de drogas, assim como mudanças drásticas ou rápidas nos interesses sociais indicam que algo está acontecendo.

Apenas busque observar até ter sua conclusão, sobre se ele está utilizando drogas ou não. Caso seja confirmado, converse com ele, deixe claro seu posicionamento, e caso necessário, busca ajuda profissional, como clínicas de reabilitação com equipe de profissionais experientes no tratamento da dependência química.

Qual o comportamento de um dependente químico?

O dependente químico vive somente para satisfazer a necessidade do seu corpo de consumir drogas, cada vezes em quantidades maiores, pois, a medida que o tempo passa, mas eles sentem a necessidade de uma maior quantidade para obter a mesma experiência inicial.

Contudo, a medida que o tempo passa a pessoa tende a perder o controle de sua vida, isso ocorre devido à destruição que as drogas causam em seu organismo. Quando não tratado, este pode a viver apenas por seus instintos, perdendo qualquer afeto por seus familiares e quebrando qualquer barreira para obter as drogas, como roubar e agredir, por exemplo.

Além disso, os usuários muitas vezes esquecem de cuidados como higiene básica; começam a se alimentar mal e podem comer muito ou nada; têm problemas relacionados ao sono; desenvolvem transtornos mentais, e adquirem problemas físicos como de coração, na respiração, nos rins, fígado, sistema digestivo, problemas cognitivos e muitos outros.

Ressaltando que a dependência química se trata de uma doença crônica sem cura, porém, existe tratamento que permite a construção de uma nova vida, longe das drogas.

Observe algumas das principias características de um dependente químico logo baixo.

Outros pontos a serem observados são:

Olhos avermelhados

Os olhos ficam vermelhos porque algumas substâncias, como a maconha, podem dilatar os vasos sanguíneos do olho, fazendo com que o olho fique vermelho devido à inflamação.

Até mesmo os ductos lacrimais podem se dilatar, fazendo com que os olhos fiquem vermelhos, úmidos ou lacrimejantes.

Cheiro forte

Algumas substâncias deixam odores fortes nas roupas, cabelos e corpo quando ingeridas.

Objeto estranho

Muitas substâncias a serem consumidos, como o crack, requerem alguma assistência no consumo de itens como seringas, tubos, isqueiros diversos e lenços de papel.

Isolamento

Pare de socializar com amigos e familiares e opte por passar a maior parte do tempo no quarto ou em outros lugares onde se sintam confortáveis ​​e tranquilos.

Agressivo e irritante

Comportamento agressivo e irritabilidade, mesmo que a causa seja pequena, esses impulsos podem ser acompanhados de inquietação e podem facilmente mudar seu humor, mesmo quando a pessoa parece bem.

Horário alternativo

Ao contrário do horário habitual, chegar tarde em casa, ir para a cama e acordar fora do horário normal, assim como trocar a noite pelo dia são comuns, pois a insônia é um sintoma recorrente para muitos usuários de drogas.

Falta de motivação

Falta de interesse pelas atividades escolares e de trabalho, ou qualquer outra atividade que costumava ser feita antes, essa falta de motivação pode até levar a uma higiene pessoal descuidada.

Despesas fora do habitual

Observe se existem gastos incomuns, ou mesmo, se objetos ou dinheiro estão sumindo em casa.

Como agir em caso de dependência química?

A situação ideal é quando o dependente químico confia em você, pois, se sua relação com ele não for confiável, será difícil continuar, se for o caso, o primeiro passo é avançar para construir mais confiança na relação.

Ao construir uma relação saudável, é importante também que você comece a procurar tratamento e entenda como funciona o tratamento da dependência química.

A dependência química afeta o espectro social, físico e psicológico, os quais podem prejudicar aqueles próximos a ele, tanto física, quanto emocionalmente a longo prazo.

Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos

  • Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
  • Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
  • Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
  • Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
  • Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
  • Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida

    o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.

    Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui