Para uma família que possui um membro que é dependente químico e está passando pelo período de abstinência, o dia a dia pode ser estressante em vários aspectos. Por isso, é fundamental o apoio dos pais nessa hora.
Então, preparamos esse post para que você, que é pai ou mãe e está passando por essa situação, entenda um pouco mais sobre a abstinência de drogas, por que ela ocorre no organismo e quais as soluções viáveis para resolver esse problema.
O que é síndrome de abstinência?
Chamamos de síndrome de abstinência todas as reações físicas e mentais que acontecem por causa da interrupção abrupta do consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, que causem qualquer tipo de dependência.
Logo, esse turbulento período pode durar dias ou até semanas, dependendo do tempo de uso de drogas. Se o seu filho está tentando ficar controlar seu consumo, recomendamos que estenda a mão para ele.
Pois, essa fase, apesar de ser bastante complicada, é absolutamente normal.
Como ocorre e por quê ocorre a abstinência?
A abstinência gera um desconforto físico insuportável para grande parte das pessoas que interrompem de forma repentina o consumo de drogas. Geralmente, um dos principais sintomas é a disforia, que é a uma mudança brusca do estado de ânimo.
Outros sintomas como insônia, irritação, ansiedade, agitação extrema, tremores, taquicardia, dentre outros, também podem acometer quem está tentando controlar o consumo das drogas. Além disso, em casos extremos e mais graves, as crises convulsivas também podem aparecer.
Uma boa clínica de recuperação vai ajudar seu filho
Você sabia que o período de abstinência de drogas que o seu filho está passando pode ser bem menos doloroso para ele? Isso porque uma boa clínica de recuperação pode ajudá-lo a tratar a dependência química que tanto o perturba.
Durante o período de internação, seu filho vai receber todo o tratamento necessário para que, aos poucos, recupere a vida que tinha antes. Tal como acontece na nossa comunidade terapêutica, onde cada acolhido é tratado de forma única e especial.
O papel da família é fundamental
Não podemos negar que a família exerce papel fundamental na recuperação de um filho que esteja passando por um período de abstinência. Por isso, ter paciência com a pessoa que está tentando controlar o consumo das drogas é crucial.
De nada adianta os pais ficarem julgando ou até mesmo criticando o filho por suas escolhas. O mais sensato a se fazer é dar todo o apoio possível.
Afinal de contas, essa atitude é fundamental em todo o processo de recuperação.
Conclusão
Os sintomas e a ocorrência da abstinência das drogas podem ser graves. Por isso, optar por uma boa comunidade terapêutica faz toda diferença no controle de consumo de substâncias.
Contar com o apoio da família é primordial para o tratamento da dependência química.
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui
Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.