A dependência química é um fator impactante socialmente. Não importa a condição social ou idade, os resultados são terríveis para os dependentes e os seus entes queridos. Cada vez mais famílias são destruídas pela ocorrência de dependência de drogas por um dos integrantes.
Além disso, há consequências maiores, como a morte pelo abuso no consumo dessas substâncias entorpecentes. Para evitar que esses desastres ocorram, é preciso estar atento a fatores de risco que podem levar à dependência química.
Selecionamos quatro fatores de risco que podem aumentar a possibilidade de gerar um dependente, veja quais são!
Influências no convívio social
Muitos indivíduos iniciam o consumo de drogas ainda muito jovens, por presenciarem desde cedo parentes e familiares que façam uso de álcool e nicotina, por exemplo. O acesso facilitado e o fato de estarem habituados podem produzir mais dependentes ou ainda incitarem consumo de substâncias ainda mais tóxicas.
Um grande fator é a fase da adolescência, na qual as pessoas são facilmente influenciáveis. O círculo social nessa fase da vida é determinante para o comportamento do adolescente. Estar em meios onde há consumo de drogas é muito perigoso.
A ocorrência de traumas
As situações podem nos deixar mais suscetíveis ao uso de entorpecentes. A existência de um grande trauma, como um divórcio, uma perda de emprego, a morte de alguém muito próximo, ou demais contextos geradores de grande estresse, podem ser gatilho para o consumo de drogas.
A intenção maior nesses casos é o consumo de drogas como um escape da realidade. Nesses casos, podem ser as drogas ilícitas ou ainda o vício em medicamentos específicos pelos seus efeitos entorpecentes.
Os transtornos mentais
Há uma diversidade de quadros clínicos onde as patologias podem ser gatilho para a geração de um dependente químico. A vulnerabilidade da mente, decorrente de doenças, oferece grande risco ao vício em drogas e substâncias presentes em medicamentos.
Esses contextos exigem grande cuidado ao procurar um especialista, devido ao uso de medicamentos. As pessoas com diagnóstico de transtorno necessitam de remédios específicos e isso pode dificultar o tratamento.
Quadros de vulnerabilidade social
Como dissemos, qualquer um está suscetível ao vício, porém, os indivíduos em estado de vulnerabilidade social apresentam maior disposição a isso. Aqueles que estão em situação de rua, por exemplo, estão muitas vezes em contato frequente com consumo de drogas. Isso pode levar a contextos de criminalidade, pois surge a necessidade adquirir o sustento para o vício.
Os quadros de isolamento social também são prejudiciais para as pessoas, a falta de contato contribui como gatilho para as drogas. o afastamento produz falta de perspectiva de vida por parte desse indivíduo e torna o consumo de entorpecentes algo interessante, seja como escape da realidade ou uma forma de consolo.
Entendeu a importância de saber os fatores de risco? Os casos de dependência química necessitam de intenso apoio e compreensão para que deixem os seus vícios. Ao presenciar situações assim, não hesite em procurar ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substancias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui
Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.