Direto ao ponto: Segundo o mapeamento feito pela Liga de Neurologia e Neurocirurgia Funcional da Paraíba e apresentado no Congresso Brain 2018 as substâncias mais usadas pelos brasileiros são a maconha, a cocaína e o ecstasy.
Os resultados vieram dos dados coletados a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), com informações de 2005 a 2015, e mostram que o número de adictos é expressivo sobretudo entre os jovens: 17,9%, contra 7,2% da população em geral.
O pesquisador Victor Ribeiro Xavier Costa, da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e um dos autores do trabalho alerta que os menores de 21 anos “são mais vulneráveis, porque o lobo frontal cerebral, responsável pelo comportamento, ainda não está suficientemente maduro”, analisa. Para ele, é importante “atuar no entorno social dessas pessoas”.
O Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes listou os principais fatores que determinam maior ou menor vulnerabilidade ao vício.
Os chamados “escudos” seriam o envolvimento dos responsáveis e monitoramento, a inclusão social, viver em lugares seguros, ambiente escolar de qualidade e o desenvolvimento neurológico (resiliência e controle emocional).
Por outro lado, entre as chamadas “ameaças” estão os traumas e adversidades na infância (abuso e negligência), os distúrbios mentais, a pobreza, a disponibilidade de drogas e uso por colegas e a busca por novas sensações.
Fonte: Saúde Abril
Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos
- Ambiente controlado: A RAV – Renovando a Vida oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
- Acesso a profissionais especializados: A RAV – Renovando a Vida, possui uma equipe multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
- Programas de tratamento personalizados: A RAV – Renovando a Vida, oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
- Apoio contínuo: A RAV – Renovando a Vida, oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
- Ajuda a lidar com o estigma: A RAV – Renovando a Vida, ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.
Comunidade Terapêutica RAV – Renovando a Vida
o Instituto RAV – Renovando a Vida – Comunidade Terapêutica, foi fundado em 2007, nosso principal objetivo é fornecer suporte e tratamento para homens com dependência química, alcoólica e outras substâncias psicoativas que alteram o estado da mente e do humor. Não se engane o álcool e maconha são drogas.
Nossa proposta é bem simples e nossa metodologia de tratamento é embasada nos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, no modelo Minnesota, psicológico, laboral, espiritual em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação. Como chegar? clique aqui
Praticamos nossos serviços de maneira transparente e integra. 85% dos nossos acolhidos encontram uma nova maneira de viver. Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas! É possível viver sem drogas, perder o desejo e encontrar e viver uma nova vida.