JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Nosso Tratamento
Baseia-se no Modelo Minnesota, nos 12 passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, na Terapia Racional e Comportamental e nas atividades que promovem auto-cuidado e crescimento pessoal.
Nosso Objetivo
Resgatar a vida através do amor e promover cuidados visando a proteção da vida e da saúde por meio de programas de prevenção, acolhimento, capacitação para o trabalho e reinserção social.
Nossa Visão
Ser uma referência no acolhimento de dependentes químicos, por meio de um modelo terapêutico prático e espiritual que busca uma reformulação de vida baseados no amor de Cristo por nós.
Em poucas palavras

Qual foi sua intenção em criar a RAV?

A proposta é fornecer um tratamento de qualidade, com amor, resultados e com um custo acessível a todos.
Marcello Rodrigues
Diretor Presidente - Fundador
Nossa proposta terapêutica

Etapas do Tratamento
como funciona

Acolhimento
Através de uma postura ética que implica em escutar o usuário e suas queixas, o seu reconhecimento do descontrole e adoecimento, disponibilizamos uma equipe composta de profissionais em diversas áreas da saúde e terapeutas para ajuda-lo.
Tratamento
Período de 07 meses (mínimo), para o cumprimento do programa terapêutico. Após o 4° mês (tendo terminado o 4° passo), o residente começará a segunda etapa do tratamento que é o programa de reinserção social ou ressocialização.
Pós Tratamento
Período de 03 meses, o qual consiste de atividades visando, além do acompanhamento e orientação no processo de reinserção social, com acompanhamento três vezes por semana, para avaliação do restabelecimento de vínculos sociais e familiares.
Estrada para o caminha da recuperação

Nossa Equipe

William Dresch
Psiquiatra CRM/DF 25833
José Romildo
Psicólogo CRP/DF 46144
Daniel Guedes
Terapêuta Conselheiro
Roberto Borges
Coordenador Semanal
Marcos Ferreira
Coordenador Semanal
Diego Carlos
Coordenador Final de Semana
NOSSO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO

Proposta Terapêutica

Qual é a PROPOSTA TERAPÊUTICA?
Serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas (SPA), em regime residencial e ambulatorial, com enfoque psicossocial, com a oferta de um ambiente protegido, além de técnica e ética de orientação, que fornece suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ou dependentes de substâncias psicoativas. É um lugar cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre pares e a conscientização. Oferecemos uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas, resgatando a cidadania, buscamos encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológica e de reinserção social, nossa proposta e de verdadeira recuperação. Não somos um lugar onde as pessoas apenas passam um tempo, não queremos ser somente mais um local para as pessoas irem passar tempo quando estão no fundo do poço, não é o nosso objetivo, oferecemos realmente a base necessária para as pessoas que passem por aqui tenham as ferramentas necessárias para seguir em frente em sua caminhada de recuperação e após o termino de sua internação na RAV continuamos em contato através de eventos e dos grupos de ajuda, criando assim um vínculo em recuperação. Criamos uma “família” que luta contra essa doença que vem destruindo vidas pelo mundo a fora. Desmistificamos os conceitos que as pessoas sem informação, têm sobre dependência química, adicção e co-dependência. Trabalhamos com as famílias e as empresas, e mostramos o que um pouco de amor, gratidão, competência e honestidade podem fazer por uma vida.
Como funcionada o TRATAMENTO SEM INTERNAÇÃO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA?
É destinado para profissionais, que não podem ou pensam que não precisam se internar no momento, pessoas que concluíram o seu tratamento em regime interno, e querem dar continuidade em sua recuperação dentro do convívio Social e Familiar onde se encontram suas maiores inabilidades. E é destinado também para pessoas que já passaram recentemente por um tratamento em regime interno, concluíram o tempo de permanência conseguiram por um tempo permanecer em abstinência de sua droga de escolha, porém, voltaram ao uso e admitem a necessidade de participar de um programa terapêutico SEM INTERNAÇÃO mantendo assim o vínculo Social, Profissional e Familiar.

Usando técnicas de 12 Passos, Habilidades de Enfrentamento Social, Terapia Racional Emotiva, Terapia Cognitivo Comportamental, Temáticas, Psicoterapia Individual e em Grupo, Plano de Prevenção a Recaída, Atendimento Psicológico e Psiquiátrico.

Visando o problema como um todo, a RAV disponibiliza opções terapêuticas não apenas focando o parar de usar e sim sua vida como um todo, assim reinserindo-o novamente em seu âmbito familiar e social.

Acompanhamento presencial:
Pessoalmente na unidade clínica de atendimento psicossocial uma vez por semana – atendimento feito pelos terapeutas e psicólogos, usando a metodologia terapêutica da clínica. Mais uma vantagem do tratamento sem internação é que você pode escolher a Unidade de Atendimento Psicossocial mais próxima.

Acompanhamento à distância:
Um dia na clínica e acompanhamento através de telefonema dos terapeutas e psicólogos uma vez por semana para a pessoa em tratamento.
Plantão telefônico de segunda a sábado das 09:00 as 18:00hs. para pessoa em tratamento ou familiares buscarem ajuda no momento que precisarem.
Este tratamento permite então, que se venha à clínica uma única vez e a partir deste primeiro atendimento o acompanhamento passe a ser feito a distância. Ou a pessoa poderá fazer o acompanhamento presencial.

Como funciona o TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA GRAVE?
O nível grave é classificado pelos riscos que o usuário de drogas expõe a si e a outras pessoas de seu convívio. O melhor a fazer é recorrer ao tratamento, mesmo contra a vontade da pessoa. A possibilidade de recuperação deve prevalecer sobre a certeza de que drogas podem levar do desequilíbrio psíquico/emocional até a morte. Afinal quem ama, nunca desiste!
Qual é a Duração do tratamento?
O tratamento deve ser praticado a vida inteira. Na RAV o acolhido fica afastado da sociedade por um período de 07 meses (mínimo)*, para o cumprimento do programa terapêutico. Após o 4° mês (tendo terminado o 4° passo), o residente começará a segunda etapa do tratamento que é o programa de reinserção social ou ressocialização, essa etapa tem duração de 03 meses, o qual consiste de atividades visando, além do acompanhamento e orientação no processo de reinserção social, a prevenção da recaída (PPR), com acompanhamento três vezes por semana, para avaliação do restabelecimento de vínculos sociais e familiares. Fechando o período de 07 meses.

*Existem casos que podem estender um pouco mais, isso irá dependendo da conduta do acolhido no convívio da casa.

Como é formada a EQUIPE MULTI E INTERDISCIPLINAR?
Para o desenvolvimento de todos os programas de tratamento na RAV existe uma equipe composta de profissionais em diversas áreas da saúde (clinico geral, psiquiatra, enfermeiro e técnico de enfermagem) e terapêutica. Responsável Técnico, Conselheiros, Psicólogos, assistente jurídico, Terapeuta Espiritual, Terapeuta ocupacional e monitores. Todos os membros são distribuídos de acordo com a necessidade de cada programa.
Como é o PROCESSO TERAPÊUTICO?
Terapêutica desenvolvesse em várias dimensões e os procedimentos adotados tem por função trabalhar a aceitação, autoconhecimento, relacionamento intra e extra comunidade, defeitos de caráter, valores, equilíbrio emocional, afetividade, timidez, reflexão, motivação, responsabilidade, disciplina, higiene e postura.
Embora a programação terapêutica esteja centrada nas terapias em grupo é necessário o FEEDBACK individual, pois por mais que o dependente tenha o desejo da recuperação e procure trabalhar seus aspectos internos, nem tudo ele conseguirá verbalizar em grupo, necessitando assim aconselhamento individual para expressar suas limitações, dificuldades e questionamentos.

• RELATO DA HISTÓRIA DE VIDA;
• RELATO DO RELACIONAMENTO FAMILIAR;
• RELATO DO RELACIONAMENTO AFETIVO SEXUAL;
• FONTES DE RENDA;
• HISTÓRIA DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS;
• FONTES DE PRAZER / LAZER ALÉM DAS DROGAS;
• PERSPECTIVAS FUTURAS;
• NÍVEL DE CONSCIÊNCIA;
• ORIENTAÇÃO / ATENÇÃO / MEMÓRIA;
• SENSO DE PERCEPÇÃO;
• CONSCIÊNCIA CRÍTICA DO PRÓPRIO ESTADO;
• PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS / COGNIÇÃO / MEMÓRIA;
• EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO;
• ATIVIDADES CULTURAIS, ESPORTIVAS E RECREATIVAS.

CRONOGRAMA TERAPÊUTICO DE PASSOS:

• 1ª SEMANA – MINHA HISTÓRIA (QUEM SOU EU)
• 2ª, 3ª e 4ª SEMANAS – PASSO 01
• 5ª, 6ª, 7ª e 8ª SEMANAS – PASSO 02
• 9ª, 10ª, 11ª e 12ª SEMANAS – PASSO 03
• 13ª, 14ª, 15ª e 16ª SEMANAS – PASSO 04 & PASSO 05
• 17ª, 18ª, 19ª e 20ª SEMANAS – PASSO 06 & PASSO 08
• 21ª A 24ª SEMANAS – PPR (PLANO DE PREVENÇÃO A RECAÍDA) (PREPARAÇÃO PARA SAÍDA).

Como funciona as Reunião de sentimentos?
Esta reunião auxilia o adicto ou dependente químico a perceber-se como um indivíduo sensível e aos outras como pessoas sensíveis. Falar daquilo que nos incomoda ou que nos agrada ajuda a entender nossa relação com o meio onde estamos inseridos. Habituar a falar daquilo que nos pertence abre a porta para aprendermos a sermos sinceros assertivos e afetivos. Sentimentos acumulados podem ser amenizados ou transformados quando abertos. Todos são oportunizados a compartilhar, a ouvir e serem ouvidos.
Como funciona as Dinâmicas?
Fazemos muitas dinâmicas de grupo, para trabalhar e despertar o autoconhecimento de uma maneira muito divertida. Na brincadeira os próprios internos conseguem encontrar seus defeitos, qualidades e dificuldades.
Como funciona as Reunião de passos?
Além de termos um Grupo institucional de Alcoólicos Anônimos e um simulado de Narcóticos Anônimos as terças e sábados, como auxílio terapêutico e terapia de apoio são realizados grupos de estudo com embasamento nos Doze Passos (de Narcóticos Anônimos /Alcoólicos Anônimos). Semanalmente é lido e estudado um Passo onde são gerados questionamentos diversos. Os Doze Passos dão subsídios para aprofundamento em vários temas que tem relação direta ou indireta com a recuperação: a existência e compreensão de um Poder Superior; admissão das várias impotências e descontroles geradas pelo uso compulsivo de substâncias psicoativas; o desequilíbrio e descontrole emocional, individual e social, que levam o dependente a ter comportamentos prejudiciais a si e a outros; revisão e reflexão sobre sua vida passada; reconhecimento e reflexão sobre defeitos de caráter e desenvolvimento sobre valores de caráter; reconhecimento e valorização da importância das relações sociais; trabalhar o isolamento; autoconhecimento; reconhecer e desenvolver práticas de meditação; entender a necessidade de prosseguir com as práticas aprendidas no programa em todas as atividades diárias.
Como funciona as Palestras?
Outros tipos de assuntos e conteúdos são trazidos aos internos para enriquecer seus conhecimentos sobre a doença. Desta forma são trazidos à Comunidade Terapêutica profissionais – médicos, técnicos de diversas áreas, outros profissionais de saúde para proferir palestras sobre temas diversos.
como funciona a exibição de filmes temáticos?
Os filmes temáticos vem como reforço de tratamento e sempre trazem algum tipo de mensagem que reforçam os conteúdos terapêuticos diários. Os temas já previamente selecionados e pertencentes à videoteca da Comunidade tratam de temas relacionados ao mundo das substâncias psicoativas, solidariedade humana, condição humana, etc.
Qual finalidade da Reunião da equipe terapêutica?
Uma vez por semana reúne-se os membros da equipe terapêutica– psicólogo coordenador interno, auxiliar de coordenação e monitores – para avaliação dos trabalhos semanais. São avaliados todo o cronograma semanal em seus aspectos mais significativos – reuniões; comportamentos; disciplina; programa; desistências de internos; cronograma de atividades de laborterapia; escalas de serviços dos internos; situações de Aprendizagem; e qualquer outra questão que seja relevante a ser discutida ou analisada.
Como funciona a Laborterapia?
Aos trabalhos efetuados na CT se dá o nome de laborterapia – o trabalho com função terapêutica – e esta tem como função auxiliar na desintoxicação física e na cognição mental que tem obtido resultados positivos no processo de recuperação. O Contato do indivíduo com o sol, terra, plantas e animais proporcionam uma interação sadia com a natureza. Serviços de horticultura, jardinagem, ordenha, capina, bosque e outros, fazem com que o Dependente Químico em tratamento tenha constante e comedida atividade física e mental, consequentemente, a paulatina eliminação das toxinas do organismo. Além dos serviços externos de campo, os quais são realizados na sua maioria pela manhã, o interno executará tarefas de cozinhar, lavar e passar a própria roupa, arrumar sua cama, limpeza de casa, ou seja, todos os afazeres existentes dentro da C.T. são executados pelos próprios Dependentes Químicos em tratamento, em escala elaborada pela equipe e sempre em forma de rodízio – aqueles internos que apresentarem dificuldades de ordem física para realizar determinado tipo de trabalho, são escalados para tarefas mais compatíveis com sua capacidade. Serviços que estão envolvidos cuidados com animais e plantas tem como objetivo desenvolver uma consciência e respeito para com a natureza – assim espera-se atingir entendimento da importância da ecologia. Espera-se ainda que a laborterapia desaperte no dependente, valores antes não conhecidos ou respeitados.
Como funciona a Disciplina?
É comum o dependente químico em função do uso de substâncias psicoativas levarem uma vida desregrada: não se alimentar direito; gastar excessivamente dinheiro; não obedecer a regras sociais e familiares; não obedecer a pai e mãe; faltam com a verdade e etc... A reeducação, portanto, fará parte do processo terapêutico, de forma que o dependente comece a desenvolver comportamentos sadios na convivência com o próximo e sociedade. Desta forma, existem no programa horário e normas a serem cumpridos bem como atividades programadas – constantes do regimento interno e cronograma – os quais deverão ser cumpridos.
Como é o trabalho da Espiritualidade?
A RAV não faz nem segue qualquer orientação nem qualquer alusão a nenhuma ceita ou religião embora tenhamos momentos de meditação diária onde cada um busca seu poder superior da forma que o concebe. Usamos a Bíblia como livro de estudos e crescimento pessoal assim como usamos as meditações de AA e NA.
Quais são as proposta de Lazer?
Aos Dependentes Químicos em tratamento são proporcionados momentos de descontração desfrutados em horários determinados de acordo com o regimento interno e cronograma. As atividades de lazer são: futebol, academia, vôlei, tênis de mesa, totó, xadrez, dama, violão, caminhadas, pescaria, banhos de piscina, televisão e filmes em DVD.
Certificações & Credenciamentos

Nosso Compromisso

Informações Diversas
(61) 3375-5578 / 3375-6381
(61) 98442-3416
Núcleo Rural Alexandre Gusmão
Ceilândia - Brasília/DF
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta 09:00 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo Fechado