ENDEREÇO:
Núcleo Rural Alexandre Gusmão - Gleba 03 Lote 369 Chácara 03 e 04
Ceilandia - Brasília/DF
INFORMAÇÕES DE CONTATO:
[email protected]
Tel: (61) 3375-5578 / 3375-6381
Cel: (61) 98442-3416

Quais são os sinais da codependência?

Como já foi destacado em artigos anteriores, é fundamental diferenciar atitudes saudáveis de suporte e cuidado daquelas que trazem implicações negativas por seu caráter abusivo. Na codependência, o padrão de relacionamento se desenvolve diante da noção do indivíduo que cabe a ele resgatar o outro.

Por isso, há a apresentação do medo de perder o controle da situação. Os prejuízos aparecem tanto na saúde física quanto na emocional. Afinal, o codependente é incapaz de perceber com que intensidade negligencia a si mesmo, abandonando seus próprios planos e sonhos.

É preciso ficar atento, por exemplo, a sinais de baixa autoestima, quando o indivíduo só é capaz de se sentir verdadeiramente útil se está disponível para cuidar e resolver os problemas do outro. Isso pode acarretar em um sofrimento muito grande.

Outros sintomas de codependência incluem a tendência da pessoa a se mostrar sempre solícita, não importa quais sejam as circunstâncias envolvidas. O uso de conselhos, gentilezas frequentes e verbalização constante de preocupações também ajuda a compor o quadro, em que o comportamento do outro é monitorado de perto, com o máximo de intervenções viáveis.

Ainda, ao pensar na codependência e nas características vinculadas, é possível citar a dificuldade de manter relações saudáveis, de forma que exista autonomia para cada um dos envolvidos. Além de tudo isso, é válido ressaltar que o processo de estabelecimento da codependência costuma se desenvolver em fases, conforme descrevo a seguir.

Negação

No começo, é bastante comum que as pessoas mais próximas, que fazem parte do núcleo familiar, simplesmente entrem em negação. A descoberta de que alguém que amam tem um quadro de dependência química gera um impacto tão profundo que a saída encontrada é negar o problema e fazer de conta que ele não existe.

Em geral, o que acontece é a criação de um cenário no qual não seria possível que alguém da família estivesse envolvido com o uso abusivo de álcool ou drogas.

Desespero

Quando percebem que evitar o problema não é uma forma de eliminá-lo, a tendência é que apareça a etapa do desespero, caracterizada pela grande preocupação.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

No entanto, não existe nenhum controle sobre a situação ou relação de confiança construída com o adicto, o que leva a um clima de mentiras, no qual o assunto quase não é abordado ou é camuflado.

Controle

Em seguida, no lugar de criar um clima de cooperação, os familiares assumem que o dependente não pode lidar com a situação. Por isso, passam a tomar conta de suas responsabilidades e a tomar decisões que possam transmitir uma sensação de controle.

No entanto, há hesitação em buscar ajuda externa e especializada, o que torna difícil encontrar um caminho verdadeiramente resolutivo e de recuperação não só para o paciente, mas para todo o núcleo familiar.

Exaustão emocional

Como consequência da busca incessante por controle, aliada à falta do tratamento adequado para o dependente, a exaustão emocional aparece. Afinal, existe a culpa pelo quadro, a vergonha em admitir que ele é real e a sensação de fracasso por não conseguir limitar o comportamento abusivo do outro em relação ao álcool ou às drogas.

É comum que as brigas se intensifiquem e que a ansiedade e a depressão surjam ao longo do processo. Mas vale ressaltar que cada caso é único: embora as fases descritas componham um padrão, mais de uma delas podem acontecer simultaneamente ou até existir a inversão de ocorrência.

O resultado, no entanto, costuma ser sempre o mesmo: mais sofrimento e dificuldade de superação para todos os envolvidos.

Gostou da postagem? compartilhe em suas redes sociais. Ajude-nos a informar o maior numero de pessoas dividindo esse artigo com outras. Preencha o formulário de contato e aguarde o contato de um dos nossos profissionais.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.