ENDEREÇO:
Núcleo Rural Alexandre Gusmão - Gleba 03 Lote 369 Chácara 03 e 04
Ceilandia - Brasília/DF
INFORMAÇÕES DE CONTATO:
[email protected]
Tel: (61) 3375-5578 / 3375-6381
Cel: (61) 98442-3416

Por que os dependentes químicos são cada vez mais jovens?

O uso de drogas por adolescentes tem crescido nas últimas décadas

É muito difícil apontar uma razão bem definida como causa única dessa mudança no perfil etário dos dependentes químicos. Porém é fato que o uso de drogas por adolescentes tem crescido nas últimas décadas.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, mostram que em 2015 mais da metade dos estudantes do 9° ano já haviam experimentado bebidas alcoólicas, superando as estimativas do ano de 2012.

Bebida Alcoólica

Uma das problemáticas que envolvem a visível redução da idade dos usuários de droga é exatamente a bebida alcoólica. Por ser legalizada, acaba sendo uma substância de fácil acesso, mesmo que a venda para menores de 18 anos seja proibida.

Um estudo feito com adolescentes usuários de droga traz que a bebida alcoólica costuma ser o primeiro passo para a experiência com outras drogas. Os discursos desses jovens mostram que o acesso a bebida alcoólica acontece principalmente em festas, grupos de amigos e até mesmo dentro da própria família.

Substâncias Ilícitas

O acesso às substâncias ilícitas também sofreu uma alteração nos últimos anos, tornando o consumo mais evidente. O tráfico de drogas de outros países para o Brasil foi um processo histórico progressivo, disseminando as drogas pelo território nacional. Depois da consolidação do tráfico dessas substâncias internamente, o narcotráfico brasileiro, o aumento dos dependentes químicos teve grande pico de crescimento.

A maconha logo passou a fazer sucesso entre os jovens pelos efeitos iniciais de prazer e relaxamento. E em algum tempo, já passou a ser juntamente com o álcool e o cigarro, o ponto inicial para o consumo de drogas.

Vulnerabilidade

Aspectos desta fase da vida como impulsividade, dificuldade em pensar nas consequências futuras e necessidade de autoafirmação, acabam levando ao uso de drogas na adolescência e deixando esse grupo mais vulnerável à dependência química. Os efeitos acabam sendo mais drásticos exatamente pela imaturidade e falta de discernimento dos jovens que acabam abusando das drogas quando têm acesso a elas.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

A falta de autocontrole é uma das chaves para o desenvolvimento de uma dependência. Geralmente, esse comportamento iniciado na adolescência perdura até a vida adulta.

Superficialidade

Um outro contexto bem atual, que tem relação com o abuso de drogas cada vez mais precoce, é um aspecto de nossa sociedade, a era superficial. Relacionamentos superficiais, discursos superficiais, uma vida superficial. Tudo isso é somado e pode desencadear o surgimento ou crescimento do conhecido vazio existencial.

Esse vazio acaba sendo mais comum na adolescência e também é o motivo pelo crescimento de outros transtornos como ansiedade e depressão. Por sua vez esses também podem levar ao abuso de substâncias químicas como uma tentativa de refúgio.

Família

O relacionamento familiar também aparece com peça fundamental nesse processo. Muitos dos usuários de drogas que começaram cedo, têm algo em comum: disfunções familiares como pais ausentes, violência doméstica e abandono. Esse aspecto pessoal acaba fragilizando emocionalmente as pessoas, deixando-as mais susceptíveis às drogas.

Apoio é fundamental

Por isso é importante estar atento ao adolescente, a mudanças comportamentais que possam indicar que algo esteja errado. O apoio familiar e ajuda precoce é chave para evitar a dependência ou quando já existente, tratá-la de maneira mais eficaz. O diálogo sempre é importante nessas horas e a compreensão de que a dependência química é uma doença também faz diferença ao lidar com a situação.

Você conhece algum adolescente que pode ser um dependente químico? O que você tem feito para ajudá-lo?

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.