JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
ir para o topo

Narcóticos Anônimos: o que é e como podem ajudar

O problema com as drogas é um desafio para todas as famílias de dependentes químicos e não escolhe classe social, cor e sexo. Infelizmente, o Brasil oferece apenas 0,34% dos leitos nos hospitais para pacientes nesses casos e, por isso, a importância de valorizar os profissionais, clínicas e instituições que se propõem a enfrentar a dramática situação dessas pessoas, como é o caso dos Narcóticos Anônimos.

Provavelmente, você já ouviu falar nesse nome e até mesmo pode conhecer alguém que recorreu a esses grupos na luta contra as drogas. Mas afinal, quem são eles, onde atuam e o que oferecem no combate à dependência química?

Como especialistas no assunto, resolvemos preparar um post exclusivo sobre o projeto Narcóticos Anônimos e apresentar um pouco do papel fundamental que esse grupo voluntário se propõe a fazer para salvar milhares de vidas todos os dias e no mundo inteiro.

Quer conhecer melhor? Então, continue a leitura até o final e se informe de tudo que for preciso! Vamos lá!

Afinal, o que é Narcóticos Anônimos?

Os Narcóticos Anônimos, ou simplesmente NA, são uma sociedade ou irmandade sem fins lucrativos, composta por voluntários, homens e mulheres, que se dispõem a ajudar dependentes químicos nos mais diferentes quadros da doença. Em geral, esses grupos são formados por pessoas que se livraram de algum vício ou que estão em tratamento ainda, porém, nada impede de profissionais ou familiares “limpos” participarem e ajudarem nas recuperações.

Vale ressaltar que esses grupos são formados voluntariamente, sempre com base nos mesmos princípios e valores, de forma a buscarem alternativas de suporte e ajuda a quem precisa se livrar do mundo das drogas. Sendo assim, não há sedes ou filiais oficiais do projeto, taxas, assinaturas, contratos ou qualquer tipo de filiação obrigatória com igrejas, ONGs ou outra instituição para que alguém esteja apto a participar.

Na prática, os grupos são formados nas localidades em que contam com um espaço para reunião — seja público ou privado —, para rodas de conversas, terapias, trocas de informações e incentivos conjuntos entre os participantes.

Quais são os conceitos do Narcóticos Anônimos?

Apesar de cada região, bairro ou cidade ter total independência sobre seus grupos de apoio, o Narcóticos Anônimos busca seguir um direcionamento único. Isso, por sua vez, envolve 12 conceitos básicos dessa irmandade e que podem ser encontrados na página oficial da sociedade.

Esses conceitos englobam um pouco dos princípios e valores essenciais que todo participante deve se conscientizar ao integrar um grupo do projeto, desde as suas responsabilidades dentro dos encontros, até mesmo a ciência de seu papel perante a instituição.

Normalmente, são “trabalhados” no dia a dia e ajudam aos grupos a manterem uma orientação única sobre os direcionamentos que a irmandade defende e propõe na sociedade.

Quais os benefícios de frequentar o NA?

Qualquer participação em grupo de apoio ou em terapia contra a dependência química é válida, tanto para o usuário, quanto para sua família. A vantagem do Narcóticos Anônimos é que essa sociedade é amplamente difundida e conhecida no Brasil e no mundo por conta do importante trabalho de conscientização e incentivo ao combate ao uso de drogas, possibilitando a recuperação de milhares de pessoas.

Outra vantagem do NA é que ele está presente na maior parte das cidades e, ainda que não seja o caso da sua, a sociedade permite que voluntários formem grupos locais para expandir os seus conceitos em todos os territórios.

Vale reforçar que, apesar de não haver ligação direta ou filiação obrigatória do Narcóticos Anônimos com outras instituições, essa irmandade costuma trabalhar em conjunto com outras frentes nas cidades, como igrejas, ONGs e clínicas de reabilitação, o que aumenta as possibilidades de apoio e recuperação dos participantes.

Por fim, um último benefício de frequentar os encontros dos Narcóticos Anônimos em sua região é o poder psicológico que esses grupos têm sobre os dependentes. Afinal, como bem dissemos no início, o NA é, majoritariamente, composto por pessoas que já enfrentaram ou estão se livrando do mesmo problema comum. Ou seja, é um espaço em que não há aberturas para vergonha, preconceitos ou medos entre os participantes.

Para quem é indicado o Narcóticos Anônimos?

Qualquer pessoa que se enquadre como dependente químico pode frequentar a irmandade e buscar apoio com outros participantes. No entanto, em geral, o NA é frequentado por pessoas que se voluntariam e estão conscientes da importância de um tratamento para se livrar das drogas.

Como procurar o NA em sua região?

Em muitos casos, os grupos locais se reúnem, literalmente, de forma anônima, o que pode dificultar a busca pelos novos participantes e interessados. Porém, há um site oficial da irmandade que pode passar mais informações sobre a sua região e orientar melhor sobre a atuação naquela cidade.

Narcóticos Anônimos é uma frente importantíssima no combate a dependência química e o uso de drogas, servindo sempre como uma base de apoio para aqueles que já conseguiram se livrar desse mal e precisam se manter sóbrio após os tratamentos, assim como para as pessoas que estão em um processo de salvação. A irmandade tem um papel fundamental na vida dessas pessoas e deve ser valorizada por todos nós!

Em casos graves o ideal é procurar uma instituição que ofereça uma infraestrutura adequada e uma equipe multiprofissional — formada por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais — para contornar o impacto desse problema. Tão importante quanto saber como jovens têm acesso às drogas é buscar auxílio imediato para restabelecer a saúde física e mental do usuário, antes que as consequências se tornem irreversíveis.

Precisa de ajuda neste sentido? Entre em contato com o RAV e conheça nossas soluções para esse problema!

Author avatar
RAV - Renovando a Vida
https://renovandoavida.com.br
Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.