JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
ir para o topo

Família X uso de álcool e drogas

Dificilmente uma pessoa consegue abusar de uma substância psicoativa sem causar prejuízos a toda a família.

Quando falamos em substância psicoativa (vamos chamar SPA daqui para frente), não estamos falando só de drogas ilícitas como maconha e cocaína, mas também de álcool e até de medicamentos como anfetaminas e calmantes, por exemplo, que agem no cérebro – se usados sem recomendação médica ou de forma diferente da prescrita.

Pessoas que abusam de substâncias psicoativas (SPA) faltam mais ao trabalho e, quando comparecem, tem pior rendimento. (Crianças e adolescentes apresentam pior rendimento na escola).

A relação entre mau rendimento no trabalho e uso de SPA é delicada, porque a situação inversa também acontece: ou seja, às vezes não é o uso de substâncias que atrapalha o trabalho, mas o oposto. Um trabalho muito estressante ou realizado em condições inadequadas pode facilitar o abuso de álcool e drogas.

Isso acontece quando o trabalhador recorre à substância para conseguir relaxar ou até aguentar a jornada de trabalho, em uma tentativa de alívio do desconforto.

Problemas psiquiátricos são comuns entre usuários de álcool e outras drogas e interferem no tratamento. Impulsividade, particularmente, merece especial atenção, já que pode contribuir para recaídas e exposição a situações de risco.

Mudanças de humor e dificuldade de controle da raiva também parecer ser um fator de risco para recaídas e, muitas vezes, também precisam ser tratadas.

Violência é uma das consequências mais preocupantes do consumo de SPA.

Author avatar
RAV - Renovando a Vida
https://renovandoavida.com.br
Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.